sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Niterói - Lumiar, dezembro de 2010

chegada na praça de Lumia 31/12/10
    Saímos do Eng. do Mato (Niterói), logo após o almoço às 13:00 h  e chagamos tranqüilamente a Japuíba (munic. de Cachoeira de Macacu) antes de anoitecer. Pegamos a rod. Amaral Peixoto, e na segunda entrada de Maricá, após o corpo de bombeiros, viramos a esquerda (RJ-114), passamos pela Serra do Lagarto e após pedalar-mos mais 37 km, passamos embaixo da BR-101 e chegamos a Itaboraí. Aí pegamos a estrada para Nova Friburgo( rod. tanguá, RJ-116) e após pedalarmos mais uns 30km chegamos  Santana de Japuíba.  No centro deste simpático município ficamos deslumbrado com uma gigantesca sapucaeira de mais de 100 anos idade.
   Pernoitamos na Chacara Amazonas as margens da rod. RJ-116. Propriedade da família. Onde se cultivas diversas espécies vegetais nativas da Mata-Atlântica. Administrada pelo mano Gandhi, paisagista e alto didata em agro-floresta.
    Saímos de Japuíba, passamos por Cachoeira de Macacú e após 4 horas subindo a serra chegamos a Murí. Almoçamos no Rest. Mineira e logo em seguida pegamos a estr. para Lumia. Embora esta estrada não tenha acostamento, ela  não oferece perigo pois o trânsito nunca é intenso e a paisagem é belíssima. Logo a pois passarmos pelo restaurante Empório do Dengo, e a seguir, um aclive que nos leva direto para Lumia. Uma delícia de aclive com vários quilômetros de paisagens lindas.

Maquina da paz. Por que Vinicius a chamou assim...
Eu só sei que encima dela me sinto como um pássaro na contra mão do vento;
Na contra mão do sistema;
Na contra mão do sedentarismo;
Do infarto.